A história do clube Azulão Cabense

Conheça o time pernambucano Azulão Cabense.

A Associação Desportiva Cabense é um time fundado e sediado na cidade de Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife, Pernambuco. Carinhosamente chamado pela sua modesta, porém apaixonada e fiel torcida, de Azulão Cabense.

O símbolo do Azulão, é exatamente o pássaro de cor azul, muito bonito e comum na região, que é conhecido popularmente como azulão. Nas cores azul e branco, o time da região metropolitana recifense, nos últimos 20 anos, trava uma batalha na disputa da primeira e segunda divisão do campeonato pernambucano. O famoso azulão ainda não conseguiu se manter firme na primeira divisão do estado, tendo conseguido o acesso algumas vezes, mas sempre sendo rebaixado em seguida.

Conheça a história do time Azulão Cabense.

História do Azulão Cabense

A querida equipe foi fundada pela primeira vez em 1952, com o nome de Destilaria Esporte Clube, o mesmo nome do bairro localizado na região central da cidade de Cabo de Santo Agostinho. Mas entre sucessos e insucessos, problemas para manter a equipe e outros pormenores mais, voltou a ser refundada em 1995, agora já com o nome atual de Desportivo Cabense.

Ao que parece o nome deu muito sorte, pois logo no ano seguinte, em 1996, o azulão disputou pela primeira vez na sua história, a primeira divisão estadual. Entretanto, logo foi para a segunda divisão e começou sua história de idas e vindas entre a primeira e segunda divisão do campeonato de futebol pernambucano. Mas a torcida da equipe, foi crescendo e novos adeptos foram sendo cultivados, principalmente na região da cidade, pessoas que se identificavam com a luta do time e passaram a seguir fielmente seus passos.

Conheça o time pernambucano Azulão Cabense.

Conhecidos como Azurra, a torcida do Azulão Cabense sempre se faz presente, comumente lotando o estádio Gileno de Carli, local onde o time manda seus jogos na cidade. Entretanto, um jogo que realmente lota totalmente a capacidade do estádio e praticamente para o pequeno distrito, é o clássico Ca-Fé. O maior rival local da Cabense, é o Ferroviário Esporte Clube do Cabo. Em dia de jogo entre os dois, a rivalidade na cidade cresce e a diversão é garantida para todos.

Glórias do Azulão Cabense

Apesar das dificuldades, o Cabense já teve também seus dias de glórias e conquistas. Seus maiores títulos, na verdade são dois vice-campeonatos. O Azulão foi vice-campeão da segunda divisão do campeonato estadual nos anos de 2006 e 2008, anos que também deram a oportunidade do acesso à primeira divisão e relembrados como um período maravilhoso na história do clube.

Além dessas conquistas no profissional, na categoria de base, a equipe sub-17 do clube foi campeã da Taça Pernambuco em 2015, sendo essas um dos maiores feitos desse modesto, porém amado clube de futebol.